4.8.09

O estado da cultura em Portugal em dó menor...

Já todos sabemos que a pseudo-cultura,ocupa um espaço de inercia no que diz respeito ao conhecimento, ou seja, traduzido por outras palavras os inviduos tentam compensar os seus espaços intersistiais com os "productos culturais" no objectivo de satisfazerem a sede de conhecimento. Acontece, porém que a industria "cultural" por estar atenta a estes e outros fenomenos, que conduzem ao aproveitamento do capital excedente dos consumidores, cria os designados "packs culturais" de acordo com o target ( publico alvo) pretendido, e tudo é concebido para vender a formatação desejada a esse publico.

( Pirame de Maslow_ Fonte internet 2009)

Link: http://economico.sapo.pt/noticias/bancos-sabios_65041.html

O publico tenta assim sanear os seus defices "emocionais, cognitivos, entre outros...) através do consumo de determinados produtos que se enquadram no seu perfil, e adoptam-no e pagam o mesmo como se de um medicamento se tratasse, criam dependencia e não se importam de sustentar o seu "artist@" preferid@ por forma a garantir que o seu " guru" vai produzindo ao nivel do estado animico, daí esses "artistas" procurarem sempre saber junto do seu publico quais são os movimentos mentais que os envolvem em determinado momento a fim de realizarem a " produção" artistica adequada e depois enriquecerem mais um bocadinho com a "estupidez" alheia... Mas a culpa deste fenómeno é a penas dos consumidores que vendem a alma a um "bruxo@" em troca de "conforto" emocional, um conforto breve passageiro e ridiculo, além de adictivo economicamente. Os individuos estão educados para satisfazer as suas necessidades primárias( entenda-se do cerebro reptiliano), só neste contexto consigo entender que existam tant@s individuos a comprar espectros mentais da "cultura" Portuguesa assim como p.ex. David Fonseca, Tony Carreira, algumas correntes de cantores Pseudo-Indies-Neo-Intelectuais que proliferam e vão desaparecendo aos poucos, isto numa abordagem simplista e genérica ao caso. Mas o resumo que se faz disto tudo, é que se os individu@s querem pagar á industria da "cultura" por "curandeiros culturais" essa industria está de acordo e dá-lhes o que eles querem, SEMPRE e depois é só ver uns consumidores mais pobres ( entenda-se além de económicamente também mentalmente...) e uns "industriais da cultura???" a ficarem mais ricos com a necessidade alheia.
ESTUDO DO CASO:
(fonte:BBC/UK 2009) Link: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2005/05/050516_pianistaba.shtml
O homem que não tinha editora porque não era da "cultura POP".

Este caso do "pianista misterioso" parece-me um paradigma de como realmente a situação pode evoluir numa direcção ou noutra, considerando os factores inerentes ao conceito de " industria cultural".

Fica aqui um dado relevante que pode servir de analise para um posterior resultado.

É claro que isto é só uma ligeira aproximação á realidade, mas desconfio que daqui em diante mais disto virá!
" Letter to a Christian Nation" ( Fonte: amazon.com 2009)
Um outro dado relevante a ter em conta neste processo simbiotico seria p. ex a leitura do livro " Letter to a Christian Nation" de Sam Harris, o que diz e explica de modo incisivo e conclusivo as sementes "culturais" plantadas pelas Igrejas na mente do seu "povo" e todos os residuos dai decorrentes!
Link: http://www.samharris.org/site/book_letter_to_christian_nation/ Até já.

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